Cruzeiro se reabilita, vence o Grêmio Prudente por 2 a 0 e cola no Flu
Raposa vinha de duas derrotas seguidas, para Grêmio e Atlético-MG e precisava da vitória para seguir firme na luta pelo título do Brasileirão
O Cruzeiro fez a parte que lhe cabia. Pressionado pela vitória do Fluminense sobre o Grêmio, que havia deixado o time carioca três pontos na frente dos mineiros, a Raposa venceu o Grêmio Prudente por 2 a 0, mesmo atuando fora de casa e está de novo colado no Tricolor. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo, com Léo e Robert (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).
O resultado foi considerado fundamental para as pretensões do clube celeste. Os três pontos garantidos diante do Prudente afastaram o Cruzeiro do Corinthians, terceiro colocado na tabela de classificação. Além disso, serviram para reabilitar a equipe mineira, que vinha de duas derrotas, para Grêmio e Atlético-MG. A Raposa chegou aos mesmos 57 pontos que o Fluminense, mas perde no saldo de gols: 20 a 13 em favor do Tricolor. O Prudente, lanterna com 24, só se salva com um milagre nas seis últimas rodadas.
Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrentará o São Paulo, na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Já o Grêmio Prudente, na quinta-feira, às 21h, encara o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Superioridade celeste
Na briga pelo título, o Cruzeiro tentou se impor em campo. Bastante ofensivo, com Gilberto, Montillo, Robert e Thiago Ribeiro como titulares, o time mineiro, mesmo fora de casa, tentava tocar a bola no campo de ataque. Porém, o Prudente também atacava, principalmente com Rhayner, muito veloz, em jogadas pelas laterais.
Mas o Cruzeiro era mais forte. Com o avanço dos volantes, a equipe celeste pressionava o Grêmio Prudente em seu próprio campo. Com isso, até os zagueiros se aventuravam no ataque. E foi assim que saiu o primeiro gol do Cruzeiro, com Léo, aos 18 minutos. O zagueiro tomou a bola do adversário, avançou e bateu de fora da área. O goleiro Sidney voou em direção à bola, mas não conseguiu impedir que a Raposa assumisse o controle do marcador (veja o vídeo).
A partir daí, o Cruzeiro criou inúmeras chances de marcar. Thiago Ribeiro, Robert, Rômulo e Montillo tiveram oportunidades, mas não conseguiram vencer o goleiro Sidney, que se destacava bastante. O Grêmio Prudente tentava em jogadas isoladas e era parado constantemente pelos volantes e zagueiros celestes com faltas. Os jogadores do time paulista reclamaram bastante, mas nenhum cartão amarelo foi mostrado no lance.
Mas os jogadores do Prudente não tiveram motivos para reclamar quando o Cruzeiro chegou ao segundo gol, aos 39 minutos. Gilberto, pela meia esquerda, fez ótimo cruzamento, na cabeça de Robert. O atacante contou com a indecisão de Sidney e tocou para o fundo das redes: 2 a 0 (veja o vídeo).
A vantagem já era mais do que suficiente para que o Cruzeiro conquistasse o objetivo: a vitória que o deixaria novamente na segunda posição do Brasileirão.
Futebol burocrático, mas eficiente
O Grêmio Prudente voltou para o segundo tempo com duas alterações. O técnico Fábio Giuntini não gostou da apresentação do time na primeira metade da partida e reclamou bastante de seus jogadores. Com a bronca, a equipe voltou um pouco mais ofensiva e chegou a atacar com perigo contra o gol de Fábio.
O Cruzeiro se mostrou um pouco relaxado, para não dizer acomodado. Com a vantagem no placar, se preocupou apenas em marcar, sem ter muitas chances no ataque. O time da casa, que não tinha nada com isso, foi para cima e forçou a defesa celeste a ceder uma incrível sequência de escanteios.
Insatisfeito, o técnico Cuca tirou Marquinhos Paraná, que jogava improvisado na lateral esquerda, e colocou Pablo. Assim, Gilberto teria mais condições de atacar, já que estava ajudando na marcação. Porém, logo depois, foi a vez de Gilberto – que ainda não tem condições físicas de atuar por 90 minutos – sair para a entrada de Everton. O Cruzeiro apresentou um futebol burocrático, mas eficiente. Com um jogo mais lento, o time suportou a pressão do Prudente e garantiu mais três pontos na tabela de classificação.