30/10/2010 20h37 - Atualizado em 30/10/2010 21h08
Avaí bate o Guarani, ganha ânimo no Brasileirão e embola a briga no Z-4
Empolgados com boa fase na Sul-Americana, time catarinense faz 1 a 0 no Bugre, dentro de casa, e se anima para tentar sair da zona de rebaixamento
Depois de seis jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Avaí parece ter transferido o bom momento vivido na Copa Sul-Americana para o torneio nacional. Neste sábado, os catarinenses bateram o Guarani, por 1 a 0, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Em confronto direto na briga para fugir da zona do rebaixamento, os donos da casa dominaram o duelo e conseguiram os três pontos com um gol de Vandinho, de cabeça, no primeiro tempo.
Disputando as quartas-de-final da Sul-Americana, o Avaí vive situação bem diferente no Brasileirão. A vitória deste sábado deu um alívio no desespero. O time catarinense subiu uma posição na classificação, agora é o 18º colocado com 33 pontos, mas ainda está dentro do Z-4.
Já o Bugre completou o sétimo jogo sem vencer. Os campineiros caíram para a 16ª colocação, ficando com 35 pontos, apenas um à frente do zona da degola. Faltando seis rodadas para o final da competição, o resultado embolou a disputa na parte de baixo da classificação.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro da Série-A
Na próxima quarta-feira, o time de Florianópolis enfrenta o Corinthians, no Pacaembu, enquanto a equipe de Campinas encara o também ameaçado Atlético-MG, no Brinco de Ouro.
Domínio azul e branco
Mesmo com desfalques, o Avaí mandou no primeiro tempo. Atuando no esquema 3-5-2, os donos da casa encontraram certa facilidade para chegar à área adversária, principalmente pelo lado direito. A movimentação de Caio e Eltinho pelo meio-campo e o apoio do lateral Patrick desestabilizaram a marcação. Ciente de que enfrentaria pressão fora de casa, o Guarani veio armado de forma precavida, no 4-5-1, com apenas Reinaldo lá na frente. O atacante, no entanto, ficou muito isolado e recebeu poucas bolas.
O setor de criação do Bugre sofreu uma baixa logo aos 12min, quando o meia Victor Júnior saiu machucado para a entrada de Rodrigo César. Mas a mudança pouco alterou o domínio azul e branco. Apesar de ter mais posse de bola, o Avaí só conseguiu finalizar efetivamente com perigo depois de 20 minutos de bola rolando.
Foi então que, aos 27min, Vandinho cruzou da direita e Eltinho, de cabeça, abriu o placar na Ressacada. Antes do intervalo, Robinho, em chute cruzado, e Vandinho e Clayton, que pararam em defesas do goleiro Emerson, ainda tiveram boas chances de ampliar o marcador.
Tudo na mesma
A superioridade catarinense se manteve na segunda etapa. As duas mudanças do técnico Vágner Mancini no decorrer dos 45 minutos finais não surtiram efeito no Bugre. Entraram Diego Barboza e Ricardo Xavier nos lugares de Rodrigo Heffner e Reinaldo, mas o poder de fogo seguiu abaixo do esperado. Nos poucos contra-ataques que conseguiu encaixar, o Guarani errou o último passe e quase não incomodou o goleiro Renan.
Já o Avaí desperdiçou as oportunidades criadas para fazer o segundo gol. Vandinho teve duas ótimas chances, umas aos 10min e outra aos 21min, mas errou o alvo. Como castigo, foi substituído pelo técnico Vágner Benazzi, dando o lugar a Daniel Tiago. Batista e Pará também entraram nas vagas de Rudnei e Cleyton, mas o placar de 1 a 0 não foi mais alterado.
Após o apito final, alívio e festa nas arquibancadas do Ressacada. A vitória deu ânimo e esperanças para os catarinenses na briga para fugir do rebaixamento. Por outro lado, o Guarani está cada vez mais próximo da zona da degola.