30/10/2010 15h00 - Atualizado em 30/10/2010 15h00
Fernandão está pronto para assumir a função de cérebro do São Paulo
Camisa 15 atuou no meio-campo contra o Atlético-PR, foi um dos destaques da equipe e deve continuar entre os titulares contra o Cruzeiro, na quarta
Atlético-PR e deve ficar na equipe (Foto: VIPCOMM)
Ele foi um dos destaques na vitória sobre o Atlético-PR, na última quinta-feira, e inclusive teve sua manutenção na equipe praticamente confirmada pelo técnico Paulo César Carpegiani. E Fernandão está pronto para assumir uma nova função na equipe do São Paulo. Ao invés de jogar como atacante, o camisa 15 passou a ser utilizado como terceiro homem de meio-campo.E foi muito elogiado por Paulo César Carpegiani.
- O Fernandão me deu esse equilíbrio. Ele acelerou o jogo quando precisou e cadenciou quando foi necessário. Além disso, foi importantíssimo na bola parada. Estava esgotado fisicamente, mas fiz questão de que ele continuasse pela sua ajuda pelo alto. O time nas outras partidas teve muita velocidade, mas a bola passou pouco pelo meio. Com o Fernandão, isso mudou, controlamos bem o jogo pelo meio. Eu preciso encontrar um lugar no time para esse tipo de jogador. A atuação do Fernandão me traz um problema bom que eu vou ter de resolver – afirmou o treinador.
Fazer a função de meio-campista não foi uma coisa nova para Fernandão.
- Já joguei bastante ali por aquele setor. Fiz bastante isso na época da França (jogou no Olympique de Marselha). Não digo que nem é questão de adaptação, mas sim pelo fato de ter sido há algum tempo. Mas já sei como é a formação tática e para mim não é nenhuma surpresa. Contra o Atlético-PR, o time teve uma postura defensiva mais agressiva e isso ajudou bastante - disse Fernandão, em entrevista ao site oficial do clube do Morumbi.
Fernandão estava machucado quando Carpegiani assumiu o São Paulo. O treinador, com a necessidade que o time tinha de conquistar vitórias, mudou o estilo de jogo da equipe, que passou a jogar com velocidade. Com isso, o camisa 15 ficou sem espaço. Na última partida, ele ficou com a vaga de Lucas, suspenso, e agradou principalmente pela ótima composição no meio-campo.
Fernandão agradeceu os elogios e diz que o importante é estar entre os titulares.
- Fico feliz com os elogios, pois a gente sempre espera que o treinador te veja com bons olhos. Ele chegou e eu estava lesionado. Aí, teve uma formação que deu certo e tinha de manter mesmo. É como eu sempre falo. Mesmo sendo titular ou não, aqui no São Paulo temos de ter o espírito de ajudar o grupo. Trabalhei forte e sempre aguardando uma oportunidade. E ela apareceu – concluiu.